Idéias móveis

Vai lendo... vai lendo....
vai vendo... vai vendo....
e, se quiser, dizendo, acrescentando
que das idéias pululando, algo há de caber.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Navegante

Já vi barco grande afundar....

Nos mares dessa vida
a quem possui espírito livre e mente aberta
é possível fazer grandes descobertas.

Dos mais bravios descobridores
geralmente o prêmio à espera
é a felicidade findando o calvário.
Tranquila e mansa,
qual marola do estuário

Flerto com o mar da vida
e nesse flerte me enamoro.
Me apaixono, amo e me amo.
E amo cada vez mais o mar

Seus cardumes, suas correntes,
ventos alísios me alisam ao passar.
Minha alma, meus triunfos
me fazem radiante!
Vela em riste a enfrentar
ondas de marés, cheia e vazante.

Nestas sempre haverá,
a quem souber procurar
presente trazido da deusa sereia
entregue nas ondas do mar

Das correntes, dos continentes
e das tempestades sem explicação.
Em popas e proas, mastros e velas
sopram ventos sul e norte.
Seriam ventos de sorte?
Qual sorte? Vida? Morte?

Ventos com ou sem direção?

A direção pouco importa.

Quem mantém claros idéias e ideais
nem mesmo pelas repentinas mudanças do mar se trai.
Seja de popa ou de proa o vento que sopra,
sabe-se que pra frente é que se vai

E não é raro na viagem
haver nau a naufragar.
É que diante de tanto deslumbre
se perdem muito marujos,
distraídos com a vista no ar.
De um marinheiro velho
ouvi mais velho truque:
"Nunca tire os olhos do mar"

Nesse barco, vela em riste
vou navegar o mundo inteiro.
De minha história tiro a tinta
meu coração se faz tinteiro.

Que dos mares dessa vida
sou intrépido navegante
Não. Não serei prisioneiro

...enquanto jangada ia e voltava do mar.

3 comentários:

  1. Que a deusa sereia lhe traga bons ventos que soprem rumo ao Nordeste!

    Estou certo de que qualquer agitação
    que possa aparecer nesse mar,você irá transformar em prazer ao vencer cada onda ao navegar!

    To torcendo por sua conquista aí no trampo!

    abração e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. "Enquanto mais remo mais rezo
    Pra nunca mais se acabar,
    essa viagem que faz
    o mar em torno do mar
    meu velho um dia falou,
    com seu jeito de avisar
    - Olha o mar não tem cabelos que a gente possa agarrar... "

    Aquela velha historinha do rio seguindo para o mar, que seu caminho seja pleno e cheio de vivências...
    e que Iemanjá do mar e Oxum dos rios digam amém para sua crescente...

    Parece que recebi um vento de calmaria em minhas torrentes.
    Espero que dure o necessário para me acalmar e nem tanto para não me cegar...

    ResponderExcluir