Idéias móveis

Vai lendo... vai lendo....
vai vendo... vai vendo....
e, se quiser, dizendo, acrescentando
que das idéias pululando, algo há de caber.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pilotem suas próprias cabeças


Colocando as idéias em ordem, se tem a cabeça no lugar...

Decisão – Escolha feita diante de duas ou mais opções. Geralmente a escolha de uma exclui as outras. As nossas decisões tendem a nos guiar pela vida, através delas traçamos o nosso caminho

Visto isso, vamos desenvolver:
Vc estudou? 1º, 2º graus... foi pra faculdade? Se formou? Fez outra? Fez pós? Tá trabalhando? Com o que gosta? Mora onde gostaria?
A questão é: vc realmente está fazendo escolhas ou se virando com o que a vida oferece?

Quantas decisões vc tomou na vida?
Muitas, qualquer um responderia. Mas estou falando de decisões originalmente suas!

Passamos o início da vida fazendo o que os nossos pais mandam, vamos a escola, fazemos o dever de casa, fazemos provas, etc, rezando pro fim de semana chegar.

Chegando na adolescência, continuamos fazendo a mesma coisa, com um pouco mais de rebeldia. Não por saber o que queremos fazer, apenas não queremos fazer o que nos mandam. (tem gente que só passa dessa fase nos 30).

Nessa fase começamos a beber pq é legal, pq todo mundo bebe, pq é chato ser o único que não bebe. Isso quando cigarro não está junto, ou qualquer balaco ilegal ou proibido. Comportamento de massa, de rebanho. Apesar de sermos seres grupais, temos consciência individual.

E depois, decidir que faculdade seguir:
Como, aos 18 anos, eu sou obrigado a decidir o que vou fazer pro resto da vida! Esse povo é louco! Hoje em dia quem tem alguma coisa na cabeça aos 18?
Solução. Muitos pais escolhem as faculdades dos filhos, alguns com ameaças: “ou faz direito ou eu não pago”. “se quiser um carro terá que fazer medicina ”. e por aí vai....

Mas peraí, isso é a minha realidade! Tem gente que não pode fazer faculdade, tem logo que trabalhar, isso se conseguir terminar o 2º grau. Voltando ao raciocínio: Muitas vezes nos tiram a opção de decidir

Depois disso, mercado de trabalho.... ou não, afinal existe a cultura de que estudar é pra sempre. Errado? Certo? vai saber.... decida você. Mas então, nessa fase muitas pessoas descobrem que gostam de outra coisa e fazem outra faculdade, ou entram numa pós, curso de mestrado, qualquer coisa do gênero.
No meu caso, Estudante de Iniciação Científica por 4 anos, mestrado era o caminho natural. Aháaaaaaaa, Viram!!!???
não era uma escolha, era o caminho natural. Acabei trabalhando com Vendas de produtos veterinários. Hoje finalmente estou escolhendo o que eu faço,  adoooro o que eu faço. (Apesar de veterinário, descobri que gosto de gente, lido com esse bicho todo dia, e muito.)

“Deixa a vida me levar,
vida leva eu...”

“o acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído...”

Vão pro raio que o parta, o Zeca pagodinho e os Titãs. Deus protege bebum, maluco e menino. Qualquer ser fora desses grupos tem mais é que andar ligado e levar a própria vida. Se bem que o Zeca fala isso pq se encaixa no perfil do primeiro grupo... tá explicado.

“é preciso estar atento e forte
não temos tempo de temer a morte...” prefiro a Gal

Temos tantas idéias plantadas, tantas necessidades alheias... o que é realmente seu?
O jeito de vestir? O que gosta de comer? O hábito de ler? de beber?..... vai saber... quem sabe tudo isso não foi plantado em algum momento da sua infância, ou adolescência , ou depois. Pelo menos uma coisa sei de fato: Eu aaaamo geléia de mocotó! Ponto!

Perceba bem: A maior parte das grandes decisões da sua vida foram tomadas de você. Você não fez originalmente essas escolhas! (perdão às exceções, me refiro à maioria)

Não continue em um trabalho ruim, relacionamento ruim, faculdade ruim, numa vida ruim. E pode ser que não seja ruim, mas muitas vezes não é o que você quer! Você pode ter mais.

Então meu(minha) caro(a), pare de seguir o fluxo, talvez seja hora de sair da tendência e seguir na contramão. Rumo a uma vida que seja sua de verdade, e que se danem, os preceitos e preconceitos da chamada sociedade.

Nesse cardume de peixe a nadar
Deságuo no rio, pois minha piracema é no mar.

17 comentários:

  1. Desculpem o texto gigante, mas o tema é complexo e minha síntese é ineficiente.

    espero que tenham paciência de lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. eu tive...
    esse tema serve pra mim..
    fiz escola, colegio, faculdade, iniciação cientifica, mestrado,
    fiz natação quando era guri, capoeira um pouco mais velho
    entrei no mirc, msn, icq, depois orkut...
    passei a beber cerveja aos 20 e poucos anos

    comecei a trabalhar logo depois de formado num local que quando me formei eu pensei: jamais eu tabalharia aqui!
    enfim...
    hoje minhas decisões (talvez não tanto originais) se resumiriam em sair do trabalho, a contragosto, para concluir o mestrado, testar uma nova abordagem farmacologica no tratamento de uma doença até então sem tratamento, estudar e aprender a degustar vinho, aprender a cozinhar, iniciar uma nova pós-graduação neste final de semana, montar uma banda em família, criar um blog para falar dessas coisas...

    com isso eu paro e penso às vezes
    tenho que parar de seguir o fluxo!!
    então decido o seguinte:
    assim que eu terminar de fazer todas as coisas que comecei a fazer por força do fluxo, vou começar a fazer as coisas originalmente minhas.
    Mas aí sempre aparece uma nova tentação da vida que me leva a fazer algo novo, por força do fluxo...

    enfim...acho que é isso!

    excelente o texto!!

    ResponderExcluir
  3. esse tema peda a leitura do livro
    admirável mundo novo...comecei a ler mas não terminei...

    ResponderExcluir
  4. lembrando de mais coisas...eu era palmeiras quando criança...talvez por força da televisão...hoje sou vitória...com certeza pela influência do meu tio, sou espírita,
    certamente porque nasci numa familia espírita, gosto de rock n roll por influência de amigos, uma vez que ninguem da minha família gosta É verdade, um único amigo me apresentou as 5 melhores bandas que mais gosto até hoje...
    é como se pra mim, nadar na contramão desse mais trabalho... nado no fluxo então..e abraço aquilo que me apetece

    ResponderExcluir
  5. Velho. esse é o sentido desse blog. Levar a auto-Reflexão, minha e dos leitores. esse texto então....


    Todos dançamos conforme a música, e por vezes sem perceber, fazemos isso a vida toda.

    Se é isso que se gosta de fazer, então que faça. mas se não, é preciso de um pouco de coragem e atitude para mudar. A si e ao próprio rumo, a vida em si.

    ResponderExcluir
  6. lembrei agora da letra de uma música que fiz na sétima série quando tocava na saudosa banda Senta púa

    "A medida que o tempo passa precisamos saber o porquê de estarmos aqui. Pois o rumo quem traça somos nós, mas um futuro incerto é o que nos espera. A nossa paz é nossa própria guerra."

    ResponderExcluir
  7. Vou arranjar coragem pra ler, prometo! :P

    Saudosa Senta Púa... me lembro de uma música bem menos profunda! rs

    ResponderExcluir
  8. Felipeta,

    Imagino o que leva uma galerinha de 7ª série a compor um trocinho desses.

    lembra que eu te falei? "na hora de escrever muita gente apela pros antagonismos" mas vcs fizeram isso muito bem e aos 13, 14 anos.

    Jovens sábios. "Senta a púaaaaaaa"

    ResponderExcluir
  9. Ju,

    ia ser bom jogar sua luz nessa discussão.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Acho que a idéia de que decidimos ou controlamos alguma coisa é pura ilusão, queiram vocês ou não as coisas mais importantes da sua própria vida NÃO SÃO E NUNCA SERÃO decididas por vocês... Por isso o conformismo e o alcoolismo não me parecem fracassos.
    Por sinal, ser sóbrio que é fácil, para ser um bêbado é preciso resistência, persistência e desapêgo.
    Mude de faculdade, emprego, namorada, roupa e tudo isso vai poder fazer, mas entrará em outras correntes de água para caminhos não seus.
    "Não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar..." a mim, ao Paulinho da Viola, à você cabeça, e a todas as pessoas que vivem em sociedade, estudam, trabalham, votam (o cúmulo da hipocrisia do controle), dançam, comem, respiram, cagam e etc

    ResponderExcluir
  11. Então de que serve o livre arbítrio? apenas pra eu mudar entre uma ou outra corrente alheia?

    E pq não posso criar uma corrente minha?

    Talvez não tenha conseguido ainda, mas acredito que posso e como posso! Um dia vou!

    hj to com preguiça!

    "ser sóbrio que é fácil, para ser um bêbado é preciso resistência, persistência e desapêgo"

    Vai catar o que fazer Ivan! huahauhauahuaha retrocesso filosófico no meu blog não! Nem infusão de realidades artificiais.

    No mais, grande prazer sua presença!

    abraço!

    ResponderExcluir
  12. Sim, sim..... com responsabilidade é a melhor coisa do mundo!

    ResponderExcluir
  13. Incrível como sou o meio termo entre vcs dois! Ô triângulo isósceles!

    Passei mal momentos na escola, me sentia num frasco apertado! Não quero ser a garota popular, nem quero ser a bad girl!
    Passei mal momentos na faculdade também. Não quero comer carne! Não quero criar pra matar!
    Na residência então, nem se fala! Não quero ser professora! Não quero uma vida hipócrita!
    Chegando aos trinta, mais uma crise, não quero ter rugas, não quero tirar dinheiro de onde tenho prazer!
    Pra cada caminho burro que a sociedade te empurrar, um bilhão de sub-caminhos!
    Acredito no acaso, desacredito no acaso. Faço acontecer, espero acontecer! Concordo com Ivan, concordo com Rodrigo! Ler os dois me incomoda, ler os dois me conforta!
    Só tenho certeza de uma coisa, se eu fosse obedecer a minha crua essência, eu estaria morando hoje na aldeia hippie de Arembepe!

    ResponderExcluir
  14. Gosto de ler o comentários de Ivan, sempre antagônicos e contestadores... apliam minha visão.

    Sua essência crua é só parte do que vc é... obedecê-la seria ignorar todo o resto que vc é. e será.

    Me parece que vc está a caminho de encontrar um equilíbrio entre tudo o que vc deseja.

    vc deveria participar mais... bem mais!

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Sempre estive a esse caminho!
    Amo-te! Obrigada pelo despertar das idéias!

    ResponderExcluir
  16. Ah..
    Porra nenhuma!!!!
    você fica procurando se conhecer, quando descobre quem é já mudou de novo...
    pega o rabo cachorrinho...

    (Adoro ser chato, e discordo de um monte de coisas que disse antes)

    ResponderExcluir