Idéias móveis

Vai lendo... vai lendo....
vai vendo... vai vendo....
e, se quiser, dizendo, acrescentando
que das idéias pululando, algo há de caber.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ilustre desconhecido

Será que veríamos aquele paradoxo teatral das duas máscaras? Se essa face ri, a outra....?

Abrem-se as portas.

A Noiva, linda e emocionada, entra na igreja, atraindo todos os olhares enquanto uma maravilhosa música ecoa por todo o ambiente, fazendo estremecer as próprias paredes, os ossos e o coração dos presentes.
Ao longo de sua trajetória lança olhares agradecidos, beijos e tchauzinhos, piscadelas e toda espécie de sinais que é posível fazer com olhos, boca e cabeça. Ela é a grande estrela.

Todas as mulheres olham com admiração e talvez um pouco de inveja, aquela invejinha boa, na maioria dos casos. Sabe como é, né.... são mulheres! Boa parte já se imagina no lugar da noiva, realizando um sonho, algumas rememoram em segundos os seus próprios casamentos.

Os pais e os padrinhos se sentem felizes e orgulhosos. São importantes coadjuvantes neste evento social supervalorizado.

Ao chegar no altar, após aquele abraço carinhoso na filha, a qual perdeu para o jugo da vontade de outro homem, o pai se vira para o local onde está o culpado.......
A noiva grita escandalizada, os convidados até então encantados acordam de um sonho.

UÉ CADÊ O NOIVO????!!!! Meu Deus! Coitada da noiva! Que em prantos é socorrida estragando toda a sua maquiagem enquanto murmura entre soluços: acabou com a minha festa de casamento...!


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Exageros a parte, fala sério: é capaz de ninguém dar falta do noivo até o primeiro momento de importância do infeliz na noite do GAME OVER. Estão todos voltados para a NOIVA. Sabe-se lá, se o coitado acima não foi raptado, assaltado, assassinado, ou está machucado no hospital porque teve uma síncope ao usar tanto terno, fraque e camisa em uma noite de verão.

A escolha do vestido é uma odisséia, a decoração os doces os salgados, convidados, músicas.... ninguém pergunta nada ao noivo! Ficamos lá, sendo meros figurates na grande noite da vida daquela mulher. Podemos estar pagando a festa, sustentando a casa... pfffffff! quem se  importa? Perdeu playboy! A noite é dela. Fato incontesti.

Após a cerimônia de um casal de amigos me postei ao lado do noivo e fiquei observando a cascata de pessoas que os cumprimentavam. Era uma média de 10s pra noiva, 3s para o noivo. Nos cumprimentos eles elogiavam o vestido a decoração, maquiagem, cabelo e davam-lhes muitos parabéns, merecidos por sinal. Já meu pobre amigo, ganhava votos de felicidade, apertos de mão amigáveis e a sacanagem dos amigos mais íntimos, dizendo que agora ele era um "dominado". nada para ele pessoal!

A festa de casamento é o primeiro grande sinal de que quem manda nos relacionamentos é a mulher, e a tendência é ela se epalhar ainda mais, e aos poucos.

A impressão que algumas mulheres me passam é de que "querem casar". Não importa como, ou com quem... mas querem! É um objetivo a ser alcançado, um sonho, uma meta.
A medida que os relacionamentos começam e terminam, muda a cara do bonequinho no bolo de casamento sonhado. Não muda muito o vestido, nem a decoração, a lista de convidados.... as vezes nem as músicas mudam muito. Só o noivo é completamente diferente.

Ninguém tá nem aí pro noivo! Se as noivas não precisassem dele pra casar, acho que muitas nem fariam questão. Afinal, homem tá fora de moda né? Mas isso é assunto pra outro texto.


Alguém tem 30 centavos aí? To sem ficha pro continue.

7 comentários:

  1. Ainda hoje eu conversava sobre isso com um amigo... por que o casamento tem que significar coisas tão diferentes pro homem e pra mulher?!

    Pra mulher parece sempre o START, o início de uma vida nova... casa, marido, filhos... um sonho!

    Pro homem o GAME OVER, o fim da vida de solteiro... casa, esposa, filhos... um pesadelo!

    É estranho, interessante e bizarro ao mesmo tempo. Mas, inegavelmente, é a realidade na maioria esmagadora dos casos.

    Uma pena...

    ResponderExcluir
  2. Então,ju

    o texto saiu com essa conotação meio machista pra dra um toque de humor. Epressões como Game over e etc são pra incrementar a idéia de sofrimento e esquecimento masculino.

    essa dualidade que vc citou nem é o quesito principal mas vamos nessa.
    Realmente a maioria dos homens teme as responsabilidades e as privações que uma vida a dois trazem. mas estou apenas falando da parte consciente.

    Colocando em questão as teorias evolutivas, o homem é primata. Não conheço primata monogâmico. O macho tende a procurar diversas fêmeas. Esse é o nosso instinto. As fêmeas tendem a selecionar o melhor macho. Uma amiga certa feita disse que algum biólogo descarado inventou essa teoria pra poder comer quem quisesse. Embora entenda o ponto de vista e acredite nessa teoria, penso: o que nos diferencia dos animais senão nossa consciência?

    mas tb penso: de onde surge a necessiadde de sermos apenas de um e que esse alguém seja só nosso?

    Alguns conceitos nos são incutidos pela sociedade, outros pelas nossas próprias inseguranças e medos.

    Apenas posso dizer que essa discussão diante de tanta interrogação fica complexa demais.

    Acredito no casamento e nos votos feitos... mas acho perfeitamente possível viver sem ele.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, tem que ser da mulher mesmo...
    Deus que me livre de ter que escolher as coisas do meu casamento...
    que as escolhas, os parabéns e todo o brilho sejam dela, afinal:
    1 - Não sou viado pra querer brilho...
    2 - Parabéns mesmo a ela por conseguir casar com um cara como eu.
    3 - Detesto organizar festas maiores que um churrasco pra 3 pessoas.

    mas vim comentar por um motivo maior, esse garotinho com chapéu, suspensório e aquele olho não é em minha homenagem não né?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Não senhor, embora hajam semelhanças entre os dois, vc e o garoto não estão correlacionados. Adoro essa foto. Acho-a de uma ironia fantástica. E me remete ao fatídico ditado entre os vets: Se não guenta, bebe leite!
    E eu bebo mesmo. KKKKKKKKKKKK

    Sorte de casar contigo né? aiai.... tá certo.

    ResponderExcluir
  5. Ele me lembra muito mais o Alex, do Laranja mecânica na verdade....

    ResponderExcluir
  6. Mais um texto interessante e bem escrito!

    Mande para Aninha, ela vai adorar! hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  7. Muuuito obrigado Pitty, to realmente gostando de jogar as idéias e críticas e sarcasmos no papel!

    Xero!

    ResponderExcluir